Áudio de Pegada – Processssssando dinâmicas

Por Eduardo Curi

SSSSSSSSSSSSSSSSSSS….

Você já reparou como o som dos S e F são aparentes na fala? Eles estão na região entre 5 e 8 kHz, aproximadamente, e o ouvido humano é bem sensível a essas frequências. Quando se está gravando, não há muito o que fazer para atenuá-los (na verdade até há, mas eu prefiro gravar com menor quantidade de processamento e atenuar depois), mas na hora da mixagem é bem simples de corrigir. Para isso, usamos o de-esser, que, na verdade, é um compressor que atua apenas em determinadas frequências.

Como todos sabem, um compressor diminui a distância entre o pico de uma onda sonora e o seu ponto mais baixo, domando a dinâmica do som. Com o de-esser, o que acontece é que há um seletor de frequência, além dos outros parâmetros. Com isso, a compressão irá atuar apenas na faixa de frequências selecionada, deixando o resto do áudio inalterado.

Não há regras, mas pelo procedimento padrão, insira o de-esser após a equalização e a compressão e antes de efeitos de modulação ou de ecos e reverbs. Usando um analisador de espector, você pode ver em qual região está a sibilância do vocalista. Insira o de-esser e selecione a região que aparece o maior pico no analisador quando o vocalista diz um S ou F. Atenue até que essa sibilância fique no mesmo volume que o resto dos outros fonemas. Vá comparando com e sem o processamento até achar a atenuação ideal.

O mesmo efeito pode ser conseguido com um compressor multibanda ou com um equalizador paramétrico. Para usar o EQ como de-esser, ao inserílo, ajuste um valor de Q médio, para que ele não atue além das frequências que você precisa e coloque-o no centro da região a ser atenuada. Vá atenuando, até achar o volume ideal, sempre comparando.

Mesmo depois de terminado o processo, espere até o dia seguinte para tomar a decisão final. É sempre bom descansar os ouvidos antes de tomar uma decisão tão importante quanto determinar como soam os fonemas de um vocalista.

Deixe um comentário

Arquivado em Áudio de Pegada, coletivopegada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s