Áudio de Pegada – Mesas de som

Por Eduardo Curi

Uma mesa de som, ou mesa de mixagem, ou mixer, ou mesa de mistura (português de Portugal) é um periférico usado para centralizar todos os instrumentos de um sistema de forma que eles possam ser mixados e enviados para um PA. Elas podem ser analógicas ou digitais, mas o conceito por trás do seu funcionamento e uso são os mesmos.

A célula básica de uma mesa é o canal, ou track em inglês. É nele que será conectado o instrumento ou microfone. Dependendo da complexidade da mesa, podem existir apenas quatro canais ou algumas dezenas. Independentemente do número de canais, todos fazem exatamente a mesma coisa, controlam e processam o nível de sinal de entrada e de saída. Cada canal possui diversos controles e podem ser mais complexos ou mais simples, dependendo da mesa. Mas alguns controles são padrão e você irá encontra-los em qualquer mesa.

O caminho que o sinal de áudio irá percorrer começa na entrada, que pode ser com plug XLR ou P10. Depois de entrar na mesa, o sinal irá passar pelo pré-amplificador, geralmente um controle giratório localizado logo abaixo dela. Ele é usado para ajustar o nível de sinal que irá alimentar a mesa. Após o pré, iremos encontrar os equalizadores, que nas mesas mais simples, têm três bandas, graves, médios e agudos. Algumas mesas mais complexas podem ter equalizadores paramétricos, em que é possível controlar as frequências que serão alteradas.

Após os equalizadores, temos o controle de panorâmico que você irá usar para posicionar o som no estéreo. Se o canal for estéreo, esse controle se chamará “balanço” e será usado para aumentar ou atenuar a intensidade do som em algum dos dois lados. Caso você queira ouvir apenas o que está saindo do lado esquerdo dos seus monitores, basta colocar o controle totalmente à esquerda, silenciando a caixa da direita. Após o panorâmico, há o controle de volume, usado para dosar o nível de sinal que será enviado à saída máster da mesa.

Outros controles

As mesas possuem mandadas (ou send, ou bus), que são canais auxiliares. Em uma mesa simples, você terá apenas uma mandada. Já nas mais complexas, pode haver várias. Essa mandada irá enviar o sinal a um periférico, digamos um reverb, para que o sinal seja processado. Após passar pelo periférico o sinal retorna à mesa, que receberá o som processado. Esse retorno pode ser em um outro canal separado. Dessa forma, podemos dosar o nível de efeito que acrescentaremos ao áudio original.

Outro controle são os subgrupos. Imagine a seguinte situação: você está operando o PA de um show e na sua mesa chegam cinco canais da bateria. Após mixá-la, você irá precisar encontrar um volume adequado para a bateria como um todo. Ao invés de ficar pilotando todos os controles das peças, você pode enviar cada uma delas para um determinado subgrupo, digamos o subgrupo 1-2. No controle de volume do subgrupo você irá controlar o volume de toda a bateria, ao invés de ter que aumentar cada peça por igual (o que é impossível de fazer).

Saídas

Para terminar, as mesas possuem diversos tipos de saídas. A principal é a master, que irá enviar a mix ao PA. Há saídas de fones de ouvidos também, para que você possa monitorar com mais precisão. Há ainda saídas auxiliares, que podem ser direcionadas para os monitores da técnica, no caso de você estar dentro de um estúdio e para um gravador, caso você queira registrar o que está sendo tocado.

É importante conhecer todos esses controles básicos, pois o trabalho com áudio gira em torno desses conceitos. Programas de gravação digital simplesmente os importaram para o ambiente virtual, criando novas possibilidades, mas a ideia por trás é sempre a mesma.

2 Comentários

Arquivado em Áudio de Pegada

2 Respostas para “Áudio de Pegada – Mesas de som

  1. GERSON ROBERTO

    quero informacoes sobre manual

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s