Áudio de Pegada – Produzindo rádio (1)

Por Eduardo Curi

Sou assessor de imprensa de uma instituição pública ligada à Justiça. Como tal, a gente tem acesso à programação da Rádio Justiça de Brasília (DF) e eles sempre nos pedem para que enviemos boletins de notícias para eles. Até há algum tempo atrás, esses boletins eram gravados por telefone. Ligávamos para a rádio, líamos o texto e eles se encarregavam de gravar o áudio.

Após um workshop promovido por eles, resolvi tentar fazer as gravações dentro da própria assessoria de comunicação e acabei desenvolvendo dois métodos: um usando uma mesa Behringer de seis canais Eurorack A602 e outro com um gravador digital Marantz PMD660.

Veja como:

A situação que eu tinha era a seguinte:um computador da assessoria, sem muita memória, não era possível comprar um programa de edição e gravação de áudio e eu teria que me virar com os equipamentos da assessoria.

Primeira coisa que eu fiz foi baixar o Audacity. Sabia que a equipe de cerimonial tinha uma mesa de som e fui atrás dela. Peguei o microfone (na caixa dele diz Yoga, alguém sabe se existe essa marca de mic?) que é usado na câmera, achei os cabos necessários (um RCA – P2 e outro XLR), um fone de ouvido (que não me lembro a marca) e levei tudo pra minha mesa.

Liguei a mesa na entrada de áudio do computador (é uma placa de som normal, com entrada de mic e saída de fone), abri o Audacity, liguei o mic na mesa, regulei o ganho e vi que tudo funcionava perfeitamente!

Gravamos vários boletins dessa forma, até eu descobrir o Marantz dentro do armário.

No próximo artigo eu continuo!

Deixe um comentário

Arquivado em Áudio de Pegada, coletivopegada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s