Áudio de Pegada – Produzindo rádio (1)

Por Eduardo Curi

Sou assessor de imprensa de uma instituição pública ligada à Justiça. Como tal, a gente tem acesso à programação da Rádio Justiça de Brasília (DF) e eles sempre nos pedem para que enviemos boletins de notícias para eles. Até há algum tempo atrás, esses boletins eram gravados por telefone. Ligávamos para a rádio, líamos o texto e eles se encarregavam de gravar o áudio.

Após um workshop promovido por eles, resolvi tentar fazer as gravações dentro da própria assessoria de comunicação e acabei desenvolvendo dois métodos: um usando uma mesa Behringer de seis canais Eurorack A602 e outro com um gravador digital Marantz PMD660.

Veja como:

A situação que eu tinha era a seguinte:um computador da assessoria, sem muita memória, não era possível comprar um programa de edição e gravação de áudio e eu teria que me virar com os equipamentos da assessoria.

Primeira coisa que eu fiz foi baixar o Audacity. Sabia que a equipe de cerimonial tinha uma mesa de som e fui atrás dela. Peguei o microfone (na caixa dele diz Yoga, alguém sabe se existe essa marca de mic?) que é usado na câmera, achei os cabos necessários (um RCA – P2 e outro XLR), um fone de ouvido (que não me lembro a marca) e levei tudo pra minha mesa.

Liguei a mesa na entrada de áudio do computador (é uma placa de som normal, com entrada de mic e saída de fone), abri o Audacity, liguei o mic na mesa, regulei o ganho e vi que tudo funcionava perfeitamente!

Gravamos vários boletins dessa forma, até eu descobrir o Marantz dentro do armário.

No próximo artigo eu continuo!

Deixe um comentário

Arquivado em Áudio de Pegada, coletivopegada

Deixe uma resposta

