Áudio de Pegada – Captação Mid Side

Por Ruslan Viana*

Uma das possibilidades de captação de uma imagem estéreo (e a minha predileta) é a utilização de um par Mid-Side. Esse par consiste na utilização de um microfone bidirecional (figura 8 ) e um cardióide. O cardióide será responsável por dar a sensação de presença enquanto o bidirecional trará a informação de espacialidade, ou seja, a imagem tridimensional. Existem no mercado pré amplificadores que constroem a lógica de funcionamento do par M-S. O que farei aqui é ensinar um método para se montar essa configuração com o que temos nos estúdios. Vamos precisar de três canais mono de uma mesa de som, um inversor de polaridade (se a mesa não prover essa função você pode construir um cabo inversor), um cabo spliter, um microfone com padrão polar bidirecional e um microfone com padrão polar cardióide. Conecte o bidirecional no cabo spliter, uma mandada vai para o primeiro canal e a outra vai para o terceiro canal, inverta a fase de um desses canais (apenas um dos canais do bidirecional deve estar com a fase invertida) e abra o panorama desses canais.

MS

No exemplo da figura abrimos totalmente o pan dos canais 1 e 3. Ligue o cardióide no canal 2 e deixe o panorama no centro. Escute! Perceba que você pode ter uma imagem agressivamente estérea se deixarmos o canal 2 muito atenuado e, à medida que adicionamos o conteúdo desse microfone, vamos tendo mais presença no centro. Você pode também fechar o pan, isso diminui a esterofonia . O que mais gosto dessa configuração é que temos uma versatilidade enorme de imagens e como estamos lidando com uma montagem coincidente estamos livres do efeito comb-filter. Se desejar pode gravar o conteúdo dos três microfones diretamente no HD da sua estação de trabalho e reconstruir essa lógica durante a mixagem (é o que eu faço) ou se estiver seguro da imagem que deseja pode gravar o L-R da mesa. Faça boas tomadas e lembre-se de comentar os resultados conosco!

*Ruslan Viana é engenheiro de áudio, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e há oito anos respira música

2 Comentários

Arquivado em Áudio de Pegada

2 Respostas para “Áudio de Pegada – Captação Mid Side

  1. Fala Ruslan,
    Em quais situações seria legal eu aplicar essa técnica?
    Abraços…

  2. Lucas, no curso da UFMG a gente usou essa técnica pra captar o coral de trombones. Acho que se vc quiser dar uma pirada com isso seria legal pra usar na bateria pro seu caso, acho que ela ia ficar bem aberta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s