Áudio de Pegada – Michael Jackson e o áudio?!

Por Ruslan Viana

O que tem a ver uma coluna de textos técnicos de áudio com o rei do pop? No mínimo, uma história interessante. Quincy Jones, produtor do álbum Thriller, nunca ficava satisfeito com o resultado das mixagens do LP ao ouvi-lo em casa. Quincy tinha um sistema de som da Yamaha (daqueles que nosso pais tinham com reciver, tuner, pick-up e outras fontes) que contava com um par de caixas NS-10. Assim como nós, ele mixava no estúdio e levava para casa para ter uma segunda referência. Porém, nunca ficava bom no seu som doméstico.

Então, ele teve a brilhante idéia: por que não levar as caixinhas da Yamaha para o estúdio? Foi o que ele fez. Todo o Thriller foi mixado em um sistema de som de usuário final. Depois do excelente resultado, o produtor prodígio solicitou a Yamaha que fabricasse aquelas caixinhas em uma versão um pouco mais potente, nascia então a NS-10 M (o M é de monitor). Não é preciso dizer que todas as bandas das décadas de 80 e 90 quiseram também mixar na mesma referência do album que detém até hoje a marca de lp mais vendido do mundo. Sim, por causa de Michael Jackson, Quincy Jones e Thriller a esmagadora maioria dos estúdios tem um par de NS-10 M nas tecnicas de gravação.

NS-10 da Yamaha

NS-10 da Yamaha

Um toque aos desavisados: nem tentem correr para as lojas querendo comprar um par para vocês. A Yamaha, há alguns anos, descontinuou a fabricação. O que vocês podem encontrar é a HS-10, versão ativa daqueles monitores. Não tenho ideia se soam ou não fiéis ao timbre das originais. Mas fica uma dica super impooutante dessa experiência de Quincy. Os melhores monitores de referência são aqueles que vocês conhecem bem. Um abraço e boas tomadas. Não se esqueçam de compartilhar conosco suas ideias.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Áudio de Pegada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s