Áudio de Pegada – StereoTaxiCo no estúdio (3)

Por Giordano Cícero

De uma vez só. Ou quase isso. Eu quase poderia dizer que as gravações dos baixos do EP vindouro do StereoTaxiCo aconteceram “num tapa”. Mas, foram dois dias – seguidos – de gravação. Dois dias sentado (ou em pé) ao lado do grande sound engineer Lucas Mortimer – esse cara vai longe!

Tudo começou com a pesquisa e timbragem do som de baixo que nós queríamos. Mas as referências eram tantas e tão diferentes que serviram mais para eu o Lucas ficarmos extasiados e cheios de ideias mirabolantes do que pra firmar algum conceito de uma sonoridade desejada – eu particularmente acho que “conceito” e “som” quase nunca funcionam muito bem na mesma frase. Só pra se ter uma ideia, escutamos sons de baixo que vão do fabuloso som do Ian no CD do Diesel (viva!) até o som funk do Flea, passando pelo som mais indie do Arcade Fire e da sonzeira do baixo do The Slip. Então, resolvemos deixar a coisa rolar e ver no que dava. Aí, era só eu e o Toninho (meu baixo, OLP – Tony Levin Signature) entrarmos em ação!

Gravamos em linha e usamos o combo (Hartke A100. Fizemos uma equalização pra pegar mais médio e agudo do amp e deixamos o grave pra pegar da linha) dos caras do Junkie Dogs, que também estão gravando no estúdio dos Mortimer. Aproveito pra agradecer os Junkie Dogs e o Ivan; valeu, caras. O amp é muito massa.

Foram 2 mics pegando a sonzeira do combo, Shure BETA 52A no centro e
Neumann TLM-103 afastado na borda e ainda o line out do amp com Ultra-DI da Behringer. São 4 opções de captação dos baixos a serem mixadas… esperamos que alguma delas sirva!

Entre as gravações rolou de tudo: o Ivan chegando felizão com um contrabaixo acústico de um cara que eu indiquei pra ele, tiros(?!) de zarabatana, disputa entre mim e o Lucas pra ver quem é mais Obama, biscoito Maria (do mais fino, impossível) e uma notícia ótima sobre a mixagem das músicas!

Então é isso. Aguardem, acho que o nosso EP vai ficar honesto!

2 Comentários

Arquivado em Áudio de Pegada

2 Respostas para “Áudio de Pegada – StereoTaxiCo no estúdio (3)

  1. STEREOTÓXICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    (não me canso)

  2. Davi Brêtas

    STEREOTÓXICO !!!!!!!!!!!!!!!!!
    (para fazer coro com o Edu)

Deixe uma resposta

