Posterize: Blog divulga a arte dos flyers e pôsteres de shows

O Posterize é um blog que foca a arte gráfica por trás da música. O projeto é idealizado e mantido pelo designer gráfico Ricardo Meola, cujo objetivo é expor a arte dos flyers e posterês, material indispensável a qualquer show, independentemente do tamanho ou projeção da banda. Não se trata de um espaço de divulgação, necessariamente, mas sim de um “local” onde esses trabalhos podem ser vistos e revistos. No bate papo a seguir, Meola fala sobre essa ideia, no mínimo, inusitada.

Pegada: Como surgiu a idéia do blog. Existe algo similar?

Ricardo Meola:
Quando comecei a trabalhar como diretor de arte, comecei a levar muito a sério os pôsteres da Z?, minha banda. Acontece que no final das contas esses pôsteres iam parar em meia dúzia de postes e em várias caixas de Spam. Independentemente de show vazio ou lotado, no dia seguinte todo o trabalho (muito trabalho) daquela divulgação ficava órfão, expirado. Então, porque não organizar esse tipo de trabalho de uma forma que, além de divulgar os eventos, sirva de referência e inspiração permanente de design, como os livros da minha estante? Daí nasce o Posterize que, muito humildemente, busca indexar o belíssimo trabalho feito pra divulgar os shows e festivais pelo Brasil.

Pegada: Há quanto tempo existe?

RM:
O site está no ar hà pouco mais de dois meses.

Pegada: Como você escolhe os pôsteres? O foco é música independente?

RM: O critério é bastante subjetivo, ate porque esse tipo de tema não permite um muito formal. Não sei se é porque bandas grandes e conhecidas precisam de menos divulgacão pra seus shows, mas ate agora quase tudo que recebi foi material independente. Também acredito muito nas parcerias, coletivos e estúdios independentes que estão atuando em varias frentes (design, musica, literarura, etc). Isso acaba melhorando em quantidade e qualidade o trabalho de todos.

Pegada: Como é alimentado o site? Como fazer para mandar imagens?

RM:
Pra enviar um pôster basta preencher um pequeno formulario do site e anexá-lo. Incluo no site praticamente todos que recebo. Os que eu não incluo não são necessariamente piores, na maioria das vezes simplesmente não fecham com o “mood” do site. Mais uma vez, tudo isso é muito subjetivo.

Pegada: Vale mandar pôster antigo?

RM:
Deve! Acho que nesses dois meses muita gente mandou quase tudo que tinha, o que diminuiu bastante a frequência de pôsteres mais antigos. Por outro lado os pôsteres novos também servem como agenda, o que acho ótimo.

Pegada: O músico brasileiro sabe trabalhar a imagem visual? E o designer, sabe traduzir as músicas? Uma profissão valoriza outra?

RM:
Com certeza uma valoriza a outra! Diria mais, acho que uma viabilliza a outra. A bagagem artística que se adquire com a música (ou design) com certeza abre portas pra quem começa a trabalhar com outros tipos de arte, é um exercício constante de sensibilidade, de percepção. No entanto, não acho que o musico seja obrigado, ele mesmo, a ser um bravo designer. O que é mais bacana são, justamente, as parcerias que nascem de necessidades em comum de várias artes diferentes. Mais uma vez, palmas pros coletivos!

Pegada: Ele visualiza a mania de pôsteres no Brasil? E existe a idéia de vender os trabalhos expostos, a exemplo do site Gigposters?

RM:
Sinceramente eu não esperava um retorno tão bom em relação ao Posterize, mas nunca pensei nesse site como uma fonte de renda. Acho que cada pequena iniciativa como essa alimenta um pouco o gosto por pôsteres, fico feliz por contribuir. Por enquanto não penso em venda de pôsteres, mas existe um projeto bacana quase pronto pra dar um suporte físico pra esses belos trabalhos!

2 Comentários

Arquivado em coletivopegada, design

2 Respostas para “Posterize: Blog divulga a arte dos flyers e pôsteres de shows

  1. Pingback: Um blog que reune posters e flyers de Festas e Shows! « Factóide!

  2. Pingback: Um blog que reune posters e flyers de Festas e Shows! | Factóide!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s