Fundo Estadual de Cultura está com inscrições abertas

O edital 2009 do Fundo Estadual de Cultura (FEC) está com as inscrições abertas. O prazo para apresentação de projetos a serem beneficiados pela modalidade ‘Liberação de Recursos Não Reembolsáveis’ é até 17 de julho. Já para o ‘Financiamento Reembolsável’, as inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 10 de cada mês, até a publicação do próximo edital, em 2010.

A quarta edição deste mecanismo de fomento da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais apresenta algumas mudanças para aprimorar suas ações, como alteração na gestão financeira e a possibilidade de prefeituras apresentarem até dois projetos, sendo que um deve ter como objetivo a criação de arquivo público de natureza cultural.

O FEC é instrumento de apoio destinado a projetos que, tradicionalmente, encontram maiores dificuldades de captação de recursos no mercado. O seu objetivo é o de estimular o desenvolvimento cultural nas diversas regiões do Estado, com foco prioritário para o interior. Os projetos aprovados vão desde a edição e distribuição de livros, edição de DVDs, produção de CDs, à construção e reforma de cinemas, compra de equipamentos para estúdio musical e preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural.

Desde 2006, ano da criação do FEC, foram disponibilizados quase R$ 20 milhões para a modalidade ‘Liberação de Recursos Não Reembolsáveis’, contemplando 250 projetos e 121 municípios. Neste ano, para esta modalidade, estão sendo disponibilizados R$ 9 milhões.

Cursos de Capacitação

Com o objetivo de ampliar o acesso aos recursos do FEC, estão sendo realizados cursos em vários municípios, contemplando todas as regiões do Estado. Por meio de palestras presenciais, os treinamentos pretendem estimular e qualificar os gestores culturais e demais profissionais da área cultural para o planejamento e a elaboração dos projetos a serem apresentados em cada edital.

Confira abaixo a relação de cidades que receberão treinamento:

Janauba (Norte de Minas)
Data: 25 de junho
Horário: 9 horas
Local: Rua Salgado Filho, 269 esquina com Rua Ihumas
Contatos para inscrição: Braulio – (38) 3821- 4369
brauliocamara@hotmail.com

Januaria (Norte de Minas)
Data: 26 de junho
Horário: 9 horas
Local: Rua do Sertanejo, 212 – Vila Fátima
Contatos para inscrição: Roselles – 38-3621-1262 – Unimontes
camposjanuária@unimontes.br / rosmfelicio@bol.com.br

Lima Duarte (Zona da Mata)
Data: 24 de junho
Horário: 14 horas
Local: Salão Paroquial – Praça Vigário Maia – Centro
Contatos para inscrição: Fátima e Márcio – (32) 3281 1195
tuculmam@yahoo.com.br

Viçosa (Zona da Mata)
Data: 25 de junho
Horário: 14 horas
Local: Salão Paroquial – Praça Vigário Maia – Centro
Contatos para inscrição: 31 3891 6180 / 3892 4616 – Virgínia
virginia@buynet.com.br

Patrocínio (Alto Paranaíba)
Data: 30 de junho
Horário: 14 horas
Local: Estação Hêrve Cordovil Praça Marechal Deodoro s/n
Contatos para inscrição: Flávio de Freitas Arvelos – (34) 3831-5192
cultura@patrocinio.mg.gov.br

Belo Horizonte (Central)
Data: 29 de junho
Horário: 14 horas
Local: Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – Praça da Liberdade, 21
Contatos para inscrição: 31 3269 1053 /1028 – fec@cultura.mg.gov.br

Conselheiro Lafaiete (Central)
Data: 2 de julho
Horário: 14 horas
Local: Hotel Cupim Rodovia BR 040, s/nº km 644 – Cristiano Otoni
Contatos para inscrição: Bianca – (31) 3721-6589
villasefazendas@hotmail.com

São João Del Rey (Central)
Data: 2 de julho
Horário: 14 horas
Local: Centro Cultural IFSJ – Solar da Baronesa – Praça Doutor Augusto das Chgas Viegas, 17 – Centro
Contatos para a inscrição:Isabela ou Adenor – (32) 3371-8179 / 9921-1881 – isabelateixeira@yahoo.com.br
Maiores informações http://www.cultura.mg.gov.br , e-mail fec@cultura.mg.gov.br e pelos telefones 31 3269-1053 e 31 3269-1028.

4 Comentários

Arquivado em Notícias

4 Respostas para “Fundo Estadual de Cultura está com inscrições abertas

  1. maura eunice correa

    Gostaria que fosse menos burocratico, estes fomentos, porque aqui é dificil ficarmos sabendo, a prefeituran de itajubá ja perdeu um recurso da lei robim wood ,com um projeto meu.E sempre o que voces pedem, chega a ficar inviavel, estou com um projeto “MEMORIAL CAIPIRA” UM PROJETO QUE VEM SUPRIR A CARENCIA DE UMCENTRO CULTURAL REGIONAL, ESTE PROJETO TAMBÉM VISA A PARTE SOCIAL POIS OFERECEMOS VÁRIOS CURSOS, é mais ou menos assim . Uma casa Caipira com uma venda onde o restaurante e tudo o que contiver dentro da casa lembra a roça, eu já fiz este projeto em minima escala e foi um sucesso. No momento estou com um boneco de um livro intitulado “a zóio”,comida causo e curtura, é uma homenagem as mulheres e homens de mão cheias que analfabetas das letras e dos numeros faziam verdadeiras maravilihas delicias , poesias degustativas, pois é ! o livro fica em 12.000,reais e quem é que disse que eu consigo patrocinio aqui.
    Que bom que eu pude desabafar, este ano completo 50 anos de palco, 5 livros editados e um cd, através do BID. Porque voces não veem nos zer uma visita, ou quem sabe eu recebo um presente , um cheque no valor do livro.Mesmo com todos os meus problemas,tenho fibriomialgia, e por isso estou desempregada.Mas isso faz parte de uma cultura a do que é que eu tenho com isso.
    Agradeço o desabafo. achei ótimo, sóp espero não sofrer retalhações por isso. Uma abraço Maura Eunice(MAURA ROSA) NOME ARTISTICO.

  2. eu quero muito ser uma grade artista na minha vida meu sonho eu qreio em deus q ele ira mim ajuda muito todos os dias da minha vida …..eu tenho apenas 15 anos e tudo q eu quero hoje e pra sempre….eu qreio em todos voces emtao estou confianti …bjs….

  3. Tenho este projeto VAEBRASIL,aprovado pelo ministério da cultura,gostaria sesaber como receber ajuda do fundo estadual da cultura
    Preciso de ajuda para deslocamento, viagens,hospedagem e alimentação, visto que a verba destinada ao projeto VAEBRASIL é para a publicação de 3.000 livros.
    A proponente: Léa Lucia Viana

  4. è a MAURA ROSA de Itajubá qostaria de saber se há algum projeto que contemple meu pedido ja que não recebo nem resposta. ainda estou com o livro “A ZOIO’ comida causo e curtura. De pois do sucesso do livro UAI, NÓS TEMOS SACI! escrevi a continuação ‘CORAÇÃO DA MANTIQUEIRA” onde conta a saga dos sacis que conseguiram E o projeto MEMORIAL CAIPIRA -No minimo mereço uma resposta.. por favor espero que haja algo para estes projetos que contempla todas as faixas etárias e sociais.

Deixe um comentário

