Áudio de Pegada – Compressão (2)

Por Eduardo Curi

No outro artigo falei que usa-se compressão em quase tudo no rock. Verdade, para se controlar níveis, é muito mais prático se colocar um compressor do que escrever automações durante toda a música ou se colocar o canal em um nível em que não se consegue ouvir as partes mais baixas apenas para que as partes mais altas não saturem.

Mas, às vezes, é melhor, para a música, que não se use a compressão. Aliás, saber quando não usar a compressão é algo tão importante, se não mais, do que saber usá-la. Primeiro, porque se abusarmos da compressão, perderemos toda a dinâmica, ou seja, perderemos os recursos de volume alto e baixo que podem ser usados durante a música para criar climas. Ao espremermos um canal de vocal de modo que um sussurro tenha o mesmo volume que um berro, matamos toda a técnica do vocalista (que deve ter estudado um bocado para conseguir cantar berrando e sussurrando). Imagine uma música que possui várias partes, sendo algumas mais tranquilas, outras mais fortes. Imagine uma transição brusca, muito comum até, entre a parte tranquila e a parte mais forte. Esse tipo de recurso só faz sentido se a parte calma estiver em um volume mais baixo do que a forte, concorda? Se você resolver colocar um compressor para cortar o ataque forte, irá fazer com que o recurso perca todo o sentido. Atente também para o uso de automações durante a mix. Às vezes é mais interessante abaixar o volume de uma parte alta do que inserir um compressor que irá diminuir a dinâmica do resto do canal.

Outros estilos de música pedem abordagens completamente diferentes. Em uma bossa-nova não faz sentido comprimir, pois a dinâmica É parte da música. No Jazz acontece a mesma coisa. Se você for produzir um coral, não vai querer achatar a perfomance dos seus cantores. Orquestras também precisam da dinâmica.

Concluindo, a compressão é ótima, resolve milhares de problemas. Mas a não-compressão pode fazer muito bem para a saúde da sua mix e tira-la daquele marasmo auditivo que apenas fatiga os seus ouvidos.

Deixe um comentário

Arquivado em Áudio de Pegada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s