Áudio de Pegada – StereoTaxiCo no estúdio – Parte 1

Por Lucas Mortimer
Fotos: Camila Cortielha

O StereoTaxiCo está no estúdio gravando seu primeiro EP. O disco vai contar com 7 músicas que retratam o primeiro ano de trabalho da banda. A gravação está sendo feita no estúdio caseiro do baterista Lucas Mortimer. Todos os domingos a banda e os amigos do Coletivo Pegada se reunem lá para trabalhar nessa empreitada.

No primeiro domingo (5/4) seriam realizadas a gravação das guias. Tivemos até a presença dos amigos do Enne (Luciano e Jay), mas o computador não funcionou e o início foi adiado. No domingo seguinte, regado a biscoito maizena e suco tropical, realizamos a gravação das guias. Estamos utilizando o software Nuendo 3.2 da Steinberg. A função “tempo track” foi muito útil para fazermos algumas dinâmicas de tempo em algumas músicas.

Com as guias prontas, chegou a hora de montar a bateria. Gastamos um dia inteiro só pra montar, afinar e posicionar e conectar os microfones. Nesse dia, contamos com a ajuda do guitarrista da Aldan, Davi Brêtas, que deu uma super força e foi chamado para produzir o EP junto com a gente.
Segue o esquema de microfones e seus inputs:

Passando pelo pré Digimax 96 da Presonus
– Bumbo: Shure Beta 52A
– Caixa Esteira: ElectroVoice NDM-42
– Tom: CAD ND-11
– Surdo: Samson Q3
– Ambiente: Neumann TLM-103

Passando pelo pré Tube ART

– Caixa: Shure SM-57

Passando pelo pré ISA-220 Focusrite

– Caixa: AKG C-1000

Passando pelo Tube Pre da Presonus
– Chimbal: AKG C-1000

Passando pelo Tube Ultragain da Behringer
– Overs: Shure KSM-141 (stereo pair)

dsc_1345

Tudo isso foi conectado ao computador através de uma placa (DAW) Firestudio da Presonus. Pouca regulagem de compressão ou limiter foi aplicada. Apenas chegou-se aos níveis para não “clipar”. O microfone ambiente deu uma sonoridade muito orgânica à bateria, aproveitando a boa acústica do novo tratamento acústico que o a sala de gravação recebeu recentemente.

À tarde, contamos com a presença dos meninos do Macaco Bong de Cuiabá que curtiram muito o som da batera e deram alguns conselhos sobre afinação. No fim do dia conseguimos acertar tudo, entre microfonação e afinação, e fazer um take de “A Sua Causa” que será faixa bônus do EP.

O pessoal do Macaco Bong, que faria um show no Matriz segunda à noite na festa do CMMI, se ofereceu para dar mais uma força na gravação da batera na segunda à tarde. Ynaiã Bertholdo levou seus pratos para testarmos algumas sonoridades. Ficamos horas regulando o tom e o surdo. Em seguida começamos a testar os pratos do Ynaiã. O ride 22′ série Twenty da Paiste é maravilhoso. Decidi nem testar o hi-hat Quick-beat da Zildjian, pois já conhecia esse prato do set do Jean Dolabella (Sepultura, Udora) e sabia que ia ficar triste quando o Ynaiã fosse embora horas mais tarde. Fizemos mais um take de “A Sua Causa” para virar uma faixa bônus especial.

Voltamos ao estúdio domingo cedo para terminar a gravação das baterias. Reajustamos alguns níveis e mandamos bala. Realmente tocar com o metrônomo não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Uma dica é ensaiar bem antes de entrar no estúdio. Quando não se tem um cronômetro regressivo fica mais fácil, mas se você estiver pagando o estúdio, não estar acostumado com o metrônomo pode resultar em uma perda significativa de horas de estúdio. Outra dica é fazer a guia bem feita. Quando a guia está perfeita, você quase não precisa prestar atenção no metrônomo e deixa a música fluir mais naturalmente. Além disso, uma boa monitoração nos fones ajuda a não se perder no meio da música e perder o tempo.

dsc_1301

Ainda tivemos que nos encontrar (Lucas e Davi) numa quarta-feira à tarde para finalizamos todas as bateras. Mas conseguimos! O resultado ficou muito bom! Agora que venha o Giordano com seu Tony Levin para mandar os baixos!

Deixe um comentário

Arquivado em Áudio de Pegada, coletivopegada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s