Reunião hoje irá discutir os efeitos da crise mundial no mercado de cultura

Nesta segunda-feira,30/3, a classe cultural de Minas Gerais estará reunida no Teatro Alterosa, às 20h, para discutir a crise financeira que abala o setor. Os produtores culturais afirmam que já estão acontecendo demissões pela paralisação de inúmeros projetos que contavam com patrocínios de empresas privadas e públicas. Eles acusam os governos pela demora em apresentar medidas que minimizem os efeitos da crise mundial em um campo profissional que abrange cerca de 1,6 milhões pessoas ocupando diretamente postos de trabalho em empresas culturais (fonte: IBGE, 2005), além de uma infinidade de atividades ligadas ao campo cultural, como o turismo e a educação.

O balanço desse encontro deve ser divulgado posteriormente, mas os produtores adiantam que têm na pauta a construção de medidas e propostas para enfrentamento da crise e pretendem mobilizar as pessoas para a importância das atividades culturais na geração de empregos mas, sobretudo, na qualidade de vida e de educação da população brasileira. Os produtores criaram um fórum virtual como espaço para ampliar o debate e informar sobre as atividades que estão propondo. A participação no encontro dia 30 é livre e a convocação está sendo feita por e-mails e pelo blog.

Confira a pauta da reunião:

a) Definir medidas efetivas para enfrentar a crise;

b) Indicação de uma comissão que representará este fórum e atuará diretamente nas instâncias federal, estadual e municipal;

c) Programar eventos/manifestações na cidade;

d) Complementação da composição de grupos de estudo da nova Lei Rouanet e de Mobilização.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em coletivopegada, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s