Circular é preciso

por Camila Cortielha

Na última terça-feira (24), foi lançado um inédito programa de incentivo à música mineira, o Programa Música Minas, iniciativa do Fórum Música Minas em convênio com o Governo de Minas. Foi anunciado um pacote de ações que englobam passagens aéreas nacionais e internacionais, financiamento de shows em capitais brasileiras, produção de um catálogo e participações em feiras internacionais, num montante de R$1,5 milhão do Tesouro do Estado. O coletivo Pegada por meio do Circuito Mineiro de Música Independente, participou da construção deste programa, já falou sobre o Edital de Passagens nesse blog e, em breve detalhará o programa.

Veja como está o "Mapa das Casas de Show da América do Sul" até então.

Veja como está o "Mapa das Casas de Show da América do Sul".

Parece que o cenário musical brasileiro concorda que o próximo passo é realmente armar turnês. Talvez inspirados pelo modelo norte-americano de viagens compridas e cheias de shows pequenos, percebe-se no Brasil várias iniciativas que demonstram a preocupação e a valorização de excursões. Conheça algumas outras delas abaixo.

  • A Casas Associadas é uma associação de casas de shows independentes do Brasil que “tem como objetivo conectar os espaços que dão oportunidade a bandas autorais para apresentar seu trabalho”, segundo informações do site.
  • Em 2008, Sérgio Ugeda (Amplitude), Eduardo Ramos (Slag Records) e Gabriela Munin (Tronco Produções) organizaram oito turnês pelo interior do estado de São Paulo entre Setembro e Dezembro. Algumas bandas se apresentaram todos os dias, durante 30 dias.
  • O projeto BH Indie anunciou há poucos dias uma parceria com iniciativas de Montes Claros para promover trocas de shows entre bandas de Belo Horizonte e da cidade do norte do estado.
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Artigos, Notícias

2 Respostas para “Circular é preciso

  1. Maravilha, Camila! Muito bacanas as dicas, vou dar uma sacada direitinho. Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s