Consulta pública do Edital de Passagens do Programa Música Minas

Por Lucas Mortimer

No dia 4/3 aconteceu a consulta pública do Edital de Passagens do Programa Música Minas no auditório do Sebrae em Belo Horizonte. O edital busca beneficiar músicos, bandas, produtores, jornalistas, comunicadores que atuam na música mineira, disponibilizando R$ 240 mil em passagens aéreas nacionais e internacionais para participação em festivais e congressos relacionados à música e sua cadeia produtiva.

O Programa Música Minas é uma conquista do Fórum da Música de Minas frente à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, para disponibilizar uma verba destinada diretamente ao setor cultural da música. O Fórum é composto por cinco entidades que representam os músicos mineiros, SIM, AMMIG, AAMUCE, COMUM, além do CMMI, entidade da qual o coletivo Pegada é integrante, que foi a última associação a se intregrar ao Fórum há seis meses.

Estou dando esse histórico, e destacando o CMMI, pois a maioria dos presentes na consulta pública estavam relacionados a ele. É surpreendente que a entidade mais nova do Fórum seja a que mais levou gente a uma consulta que interessa a toda a categoria musical. Nota-se claramente a diferença de postura das entidades e dos músicos associados a elas. Enquanto certos músicos preferem que suas entidades lhes representem, outros parecem adotar a nova máxima “artista igual pedreiro”, ver de perto como que editais públicos podem lhes beneficiar e ainda opinar sobre suas regras. Além disso, o auditório vazio, mostra de certa forma o desinteresse e desarticulação da classe musical em relação a políticas públicas de cultura.

Os artigos mais debatidos na consulta foram os relacionados à experiência dos proponentes e da pontuação de avaliação das propostas. Ficou evidente que o CMMI possui novos “atores” na cena musical e querem usufruir desse edital. Além disso, os “artistas pedreiros” reenvidicaram um aumento do “peso” na troca de tecnologias durante os festivais, igualando esse critério ao que se preocupa com o histórico e experiência dos proponentes.

Da esquerda para a direita: Netor Sant'anna, Weber Lopes, Makely Ka, Túlio Mourão, Vítor Santana, Juliano Jubão (Foto: Lucas Mortiner)

Da esquerda para a direita: Nestor Sant'anna, Weber Lopes, Makely Ka, Túlio Mourão, Vítor Santana, Juliano Jubão (Foto: Lucas Mortimer)

Aguardamos o dia 17/3, quando será apresentado publicamente o Edital de Circulação do Programa Música Minas, que acontecerá também no auditório do Sebrae, às 19h.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Notícias

3 Respostas para “Consulta pública do Edital de Passagens do Programa Música Minas

  1. Lucas, ótima matéria. Só não tá confirmada que será no dia 17 no SEBRAE, ainda estamos tentando fechar lá.

    Abração e vlw!

  2. Valeu Kuru,
    espero que a consulta de hoje gere discussões saudáveis como essa última.
    Abraços,

  3. Pingback: Circular é preciso « Pegada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s