BH Lado B Indica – The Zutons

Por Bruno M. “Bruim”
Editor do site BH Lado B

Você provavelmente já ouviu Amy Winehouse cantar “Why Don’t You Come On Over, Vaaaalerieee”, na ótima versão produzida por Mark Ronson. Sim, essa é uma versão, para a surpresa de muitos. A “Valerie” original é uma música de autoria da banda inglesa de indie rock THE ZUTONS. Um tanto mais lenta, porém sem deixar de chamar essa tal Valerie pra porrada.

Formada por cinco jovens de Liverpool – conterrâneos dos Beatles – os Zutons gravaram seu primeiro álbum (Who Killed… The Zutons?) em 2004. No início tiveram que enfrentar comparações com outra banda da mesma cidade – The Coral – por terem o mesmo produtor e serem ambas expoentes da cena de Liverpool. Mas com o passar do tempo mostraram sua originalidade, com uma sonoridade difícil de definir.

Os próprios Zutons citam entre suas influências Talking Heads, Devo, Sly &amp, The Family Stone, Dexys Midnight Runners e Madness. Da minha parte acho que muitas de suas músicas tem uma pegada bem setentista, como “You Will You Won’t”, do primeiro álbum, que me lembra muito os dinossauros do Grand Funk Railroad.

A banda alcançou grande notoriedade no Reino Unido, e também fora dele, com o primeiro e o segundo álbum – “Tired of Hanging Around”, de 2006. Neste lançamento, mantiveram a mesma pegada e a mesma habilidade em misturar baladas e canções mais dançantes, mantendo a influência do rock dos anos 70. “Valerie”, que ficou consagrada na versão dançante de Amy Winehouse e Mark Ronson, é a terceira faixa deste álbum.

Em junho deste ano, lançaram seu último álbum: “You Can Do Anything”. Foi o primeiro depois da saída do antigo guitarrista, Boyan Chowdhury, dando lugar a Paul Molloy. Confesso que ainda não pude fazer uma avaliação mais precisa deste lançamento além do single “Always Right Behind You”, que traz claras influências dos Beatles. Mas, de antemão, o álbum não me pareceu trazer grandes novidades em relação aos dois primeiros. Quem sabe você, leitor do blog do coletivo Pegada, possa deixar suas impressões nos comentários? =)

1 comentário

Arquivado em coletivopegada

Uma resposta para “BH Lado B Indica – The Zutons

  1. Eu adoro Zutons! Valerie fica beeem mais legal da maneira original 😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s