Qual a melhor rede social para divulgar música?

Lançamos o debate na lista Uai Rock: qual a melhor rede social para divulgar música?

Veja algumas respostas que recebemos:

Paulo Malibu
Cães do Cerrado / Pegada

A melhor eu não sei, mas garanto que não é o Myspace.

Ultimamente temos usado o Bandcamp. Ele não é um canal tão conhecido, mas oferece uma diversidade de serviços que não vemos em outros lugares. Você separa as músicas por álbum e faz o upload do arquivo de música sem compressão. O próprio Bandcamp comprime e oferece opções de qualidade para os usuários, você pode escolher se cobrará, quanto cobrará e o usuário também pode escolher quanto irá pagar. A banda, se quiser, pode liberar uma qualidade baixa gratuitamente e cobrar pelo arquivo de qualidade maior também.

Ele fornece estatísticas completas sobre os acessos e como as pessoas escutaram a sua música. Dá pra saber de onde elas vieram, quantas vezes escutaram cada música e se escutaram ela toda ou não. Possui opção de distribuição em outros meios, dando mais liberdade para a banda e o usuário. Ou seja, você não precisa fazer distribuição casada da sua música. O usuário pode ter acesso sem se filiar à rede.

Acho que o ponto negativo (pra mim nem tanto, mas pode ser pra outros), é que o Bandcamp não e uma rede social. Mas acreditem, e com as estatísticas do site, você pode perceber isso. Quando o cara curte a sua música, ele vai atrás. Independentemente de onde ela esteja. Nós nunca divulgamos site em nossos shows e, mesmo assim, todo show que a gente faz o número de acessos cresce exponencialmente. Isso é o legal das estatísticas, ligar datas e eventos aos acessos e perceber o que dá certo e o que não dá.

Tudo vai depender do público que você que atingir. Talvez seja mais importante partir daí pra saber qual a melhor ferramenta. O Cães, por exemplo, não se interessa pela visibilidade do Faustão ou do Myspace, portanto a gente nada contra a maré até o fim. Acho muito mais interessante uma pessoa querer ouvir nosso som várias vezes, do que várias pessoas nos escutarem apenas um a vez.

Apesar das aparências, as pessoas vão atrás do que elas gostam… no Myspace ou não.

Leo Santiago /
Fórceps

Discordo quanto ao Myspace por um fato: o grande número de usuários (músicos e produtores) o torna importante pra divulgação. Mas o melhor modelo na minha opinião é o do Trama Virtual. Pena que ele seja difícil de navegar e confuso.

Raul Mariano

Tratando-se de divulgação, o mais importante é usar ferramentas que sejam, sobretudo, populares. Ainda não vejo opção melhor que o Myspace.

Victor b.
Hotel Tofu

O Myspace é bom pelo nome, é fácil de memorizar e já cai no pressuposto que toda banda possui um. É o mais fácil de divulgar em um show, por exemplo. O Trama eu acho bem confuso, demorei três meses pra conseguir cadastrar lá!

Apesar de eu não usar muito, recomendo o Palco MP3, ele tem uma excelente ferramenta de analytcs pra saber quem são seus ouvintes e de onde eles vêm, exibindo gráficos completos de acesso, e disponibilizando um ‘divulgômetro’ pra saber seu rankeamento comparando com outras bandas do mesmo gênero, cidade, estado, etc.
Pra quem sabe usá-lo, indo atrás de comentários, fãs, divulgando, etc, a ferramenta é bem poderosa.

Cezar
Horizonte Terminal

Bom pelo visto não sou o único que acha a Trama Virtual uma ideia muito boa, mas que não funciona na prática. Acho que o download remunerado é muito interessante, mas o layout do site não ajuda. Já passei o link para diversas pessoas do nosso som lá e as pessoas ficam desanimadas de criar login e tal. Mas há uma reformulação da Trama em pauta…quem sabe agora.

Roger Deff
Julgamento / Pegada

Ainda acho que o melhor é o Myspace. As pessoas já esperam que qualquer banda tenha um Myspace, então funciona muito bem como ferramenta de divulgação do trabalho, dos shows e ajuda a manter contato com outros músicos. Tudo bem que outras, como Palco MP3, possuem as mesmas funções, mas não a mesma popularidade.

Leo Braca
The Hell´s Kitchen Project

Não existe nenhuma ferramenta perfeita, que tenha um design agradável, seja fácil de utilizar (sendo usuário ou visitante) e, de quebra, seja popular, fazendo com que várias pessoas tenham acesso à sua música. Minha opinião é: defina o seu objetivo em primeiro lugar.

Se o que interessa para banda é estar num meio onde a maioria está, o Myspace hoje é top of mind, mesmo tendo problemas (sérios) de usabilidade e design. Caso você queira um espaço para divulgar a sua música, não importando se o canal é popular, o Pure Volume é uma ótima pedida, pois ganha no design e na usabilidade. Oi Novo Som é uma porta de entrada para a (bem falada) Oi FM, mas sofre de problemas em relação à navegação interna e atualização dos dados, mas que (felizmente) não chega ao nível do famigerado Trama Virtual, que de longe é o pior de todos.

E caso a banda decida usar mais de um (que é o caso da minha banda), fique com aqueles que você consegue atualizar e mexer. Tentar abraçar o mundo com as pernas e ficar em todos, mas com uma presença nula é uma escolha bem errada, pois não dá muito resultado.

Lucas Mortimer
StereoTaxico / Pegada

Acho que a ideia do download remunerado da Trama é fantástica. No entanto, concordo com o Léo que é a pior plataforma. Gosto de tentar ao máximo estar presente em todas as redes. No entanto, acho que, às vezes, perco o foco e concordo com o Malibu e com o Léo de que devemos utilizar somente as ferramentas com as quais nós e o nosso público mais se identificam.

Camila Cortielha
Pegada

Acho que o mais importante quando pensarmos em redes sociais é que, em todas que estivermos, temos que estar atualizadas. Ou com um sinal claro de que não utilizamos com frequência, para que ninguém fique achando péssimo de “ah, fulano nem me autorizou”.

Outra coisa muito importante é ter um lugar que agregue todos os seus endereços na rede. O ideal é um site como fazem os THKProject e os Cães do Cerrado. Eu tenho um meadiciona.com/cortielha, que também serve para a mesma coisa.

Michel
Coletivo Dinamite

Quando foi perguntado sobre Rede Social, necessariamente se falou em rede social mediada por computador? Na minha opinião, existe rede social fora da rede de computadores. Eu sei que a internet tem todas as milhões de vantagens, que nem precisa de citar aqui, mas queria ressaltar que certas questões do dia a dia e do carne e osso são extremamente importantes para a divulgação e troca de informações entre indivíduos. Acho que o trabalho de divulgação de uma banda ou coletivo muitas vezes passa pelo boca à boca, pelo tete a tete, pela vida real. Internet sem a rua é quase nada. Acho q o principal desafio é como juntar a rede da vida real com a rede de computadores, independentemente se você usa Myspace, Orkut, tuíter ou sei lá o quê.

34 Comentários

Arquivado em uai rock

34 Respostas para “Qual a melhor rede social para divulgar música?

  1. Dinamite

    Muito massa esse post!

  2. Legal demais. Foram citados Myspace, Bandcamp, Trama Virtual, Palco MP3, Pure Volume e Oi Novo Som, cada qual com suas vantagens.

    Seria legal ter uma rede social que agregasse a popularidade do Myspace, com o download remunerado do Palco MP3, a qualidade do serviço do Bandcamp, as estatísticas completas do Palco MP3, a usabilidade do Pure Volume, e a ponte com outro canal de mídia como o Oi Novo Som.

    Fica a dica para futuros desenvolvedores!

  3. Opa, o download remunerado é da Trama Virtual!!!

  4. Galera,

    Eu acho que cada rede tem um papel específico e serve para um determinado fim. O próprio Twitter não pode ser ignorado como uma rede de relacionamentos interessante pra qualquer músico ou banda atualmente. Mas eu quero sugerir aqui duas redes que pra mim são complementares ao MySpace pela variedade de serviços que oferecem e pelas soluções que elas encontraram para alguns problemas como gestão de carreira, distribuição digital e até contratação de shows. Uma delas é o ReverbNation:
    http://www.reverbnation.com/
    A outra é o Sonicbids:
    http://www.sonicbids.com/
    O ReverbNation por exemplo oferece um serviço de organização e envio de e-meios muito eficiente, além de ferramentas para disponibilizar conteúdo digital em grandes plataformas de venda.
    O Sonicbids por sua vez propicia o contato direto com os programadores de mais de 600 festivais de música do mundo todo e possui uma cota de artista em cada um deles que serão contratados necessariamente através do site. A desvantagem é que é pago. Mas enfim, se estamos falando em investimento na carreira, acho que U$5,00 é bastante razoável para se fazer um teste.
    Acho que vale a pena dar uma olhada!
    Abraços

  5. Salve, salve…

    Seguinte, minha banda, Black Sonora, está em quase todas as redes sociais de música. TramaVirtual, PalcoMP3, Pure Volume, Oi Novo Som, Myspace, Garagem Uol, LastFM, Conexão Vivo e o que eu tenho a falar é… a melhor é aquela que vc trabalha, ou seja, não adianta nada construir um perfil nestas redes se não for atualizá-la e nem partipar da rede. O negócio é sempre deixar atualizado seus perfis.

    O que eu indico é… faça um site da banda e concentre todos os links e se possivel usar as ferramentas/plugins destas redes para complementá-lo.

    No mais… aquele abrAÇO

    Yuga

  6. Muito massa a sua dica Makely. Vou lá conhecer.

    Acho que o legal é sempre correr atrás de novas formas de fazer as coisas sem perder essa visão mais geral da coisa. Quando me fizeram essa pergunta acabei respondendo por um lado muito focado esquecendo que é preciso ferramentas diferentes para objetivos diferentes…

    Penso que o segredo é saber integrar todas essas ferramentas sem ser redundante. Assim diminuem as chances do usuário ou produtor caire em um lugar com informações defasadas.

    Só pra constar também, foda o pensamento do Michel na matéria. As vezes a gente pensa demais no virtual que esquece da vida real… é algo muito doido para refletir.

  7. NOVA MUSICA CORINTHIANS

  8. Caros estamos desenvolvento uma rede social para Bandas.

    http://yourband.ning.com

    Agradecemos.

  9. QUE TAL SUA MUSICA NO CELULAR DO PUBLICO ?
    .
    Inove com uma ação criativa e inovadora.
    Algumas bandas já usam essa inovação. Temos como exemplo, a Ivete Sangalo, que através do Bluetooth Marketing os fãs da cantora no show de lançamento recebiam no celular um presentinho pra lá de especial: um Wallpaper, um Gif animado e um Ringtone com a música “na base do beijo”.
    Entre nessa onda… você e sua banda ao alcance dessa inovação!
    .
    BT-Pusher Solução Profissional em Bluetooth Marketing

    Orkut (BT Pusher)
    Bt-pusher@live.com
    Twitter /btpusher

    Nas nossas redes sociais você terá acesso ao nosso site e meios de contato.
    Obrigado

  10. Que tal uma
    INOVADORA e CRIATIVA
    forma de divulgar
    sua musica?
    .

    Inove com uma ação criativa e inovadora.
    Algumas bandas já usam essa inovação. Temos como exemplo, a Ivete Sangalo, que através do Bluetooth Marketing os fãs da cantora no show de lançamento recebiam no celular um presentinho pra lá de especial: um Wallpaper, um Gif animado e um Ringtone com a música “na base do beijo”.
    Entre nessa onda… você e sua banda ao alcance dessa inovação!
    .
    w w w . BT-Pusher . com . br
    (31) 3091.7288
    Orkut (BT Pusher)
    Twitter /btpusher
    facebook (BT Pusher)

  11. evelyn

    ola galera queria divulgar a minha musica mas nao acho um, site valew

  12. Fabio Guilherme

    Esse vídeo é pra quem curte uma mpb!

    Assiste e clica em “gostei” e em adicionar aos favoritos no vídeo pra dar uma força pra cantora, que tem apenas 16 anos, e conseguiu 500 visualizações pro seu vídeo em apenas um dia! A produtora independente fez o projeto inteiro sem nenhuma ajuda de dinheiro, nem nada, só pelo talento da menina! Confiram! Dêem aos músicos iniciantes uma chance de mostrarem o seu trabalho! Chega de gente sem talento nas telas de nossas televisões, não é?

  13. oi nos somos da banda dos Inceparaveis e queremos que voçes publique o nome da nossa banda por que nos nao conseguimos.por favor e nosso grande sonho.

  14. a nossa musica e assim:voçe dis que eu te assusto voçe dis que eu tidesvio;

  15. anadré

    novo cd cida freitas vamos compartilha vamos ajudar na obra prinmeiro cd de cida freitas

  16. Pessoal, segue um novo site que encontrei para divulgar bandas e músicas em mp3. Ainda está começando mas parece muito bom. Veja http://www.sucessosdofuturo.com.br

  17. ronaldo

    VER AI NOVO SUCESSO DE Mc WILLIAN E COM a PRESENÇA DE Mc RODRIGUINHO http://www.youtube.com/watch?v=onJAKNouQgg

  18. Olá Artistas. Meu nome é DJ Tiago e sou um dos mascotes da rede do Portal eMúsicaAoVivo. Gostaria de deixar uma dica para vocês que buscam divulgação, contratação e serviços para facilitar o seu dia a dia. Se você é músico, tem uma banda, é dj ou um empresário do ramo da música, não deixe de conhecer e divulgar seu trabalho e serviços gratuitamente. Apenas mais uma opção, descubra: http://www.emusicaaovivo.com.br Lançamento oficial em setembro/2012.

  19. A melhor rede social exclusiva para músicos é essa: http://www.sucessosdofuturo.com.br

  20. OLA GOSTEI MUITO DO SITE VOÇEIS ESTAÕ DE PARABENS PRECISSO DE DIVULGAR COM VOÇEIS MAS NAÕ CEI COMO FASO !!!

  21. quero deixa aqui um poco de meu trabalhor esse e o link http://palcomp3.com/Airon

  22. qero divulga minha musica sou pagodeiro

  23. “Segura minha long neck que eu vou comer seu big mac”

  24. I get pleasure from, lead to I found exactly what I used
    to be taking a look for. You have ended my 4 day lengthy hunt!

    God Bless you man. Have a great day. Bye

  25. Cool blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog jump out.

    Please let me know where you got your design. Thanks

  26. lucas theodoro

    Iae galera ! Sou o Mc Joao , me da uma força pra min poder divulgar munha musica clica em gostei ou compartilha ,Contato (012) 81872219 Mc Joao Vou patrocinar, http://www.youtube.com/watch?v=-qR3gWCAm_Q

  27. Música Povo Limpo – Conteúdo Educativo:

Deixe um comentário

